Recontamos e desenhamos assim a história ouvida:
O Príncipe com cabeça de cavalo
Uma rainha e um rei queriam ter um filho e uma velha avisou que o bebé iria ter uma cabeça de cavalo. Passados nove meses o bebé nasceu.
Depois de alguns anos ele cresceu e o pai decidiu que ele tinha de casar. Então espalharam-se cartazes com o seu retrato. Nenhuma rapariga estava interessada nele, menos uma que era pobre.
Então eles apaixonaram-se e ele disse-lhe:
- Um príncipe irá passar ao pé da tua casa, e esse serei eu, mas não podes dizer a ninguém. Mas a menina disse e o príncipe transformou-se num corvo e lhe disse que se o queria volta a ver tinha de ir à Torre do Corvo, e no caminho:
- Tens de usar botas de ferro e tens de as gastar.
Ela lá foi comprar umas botas de ferro, depois foi a caminho.
No caminho ela encontrou três cabanas onde vivia uma velha e um dos ventos Sul, Norte e Nordeste, que lhe iam dizendo onde ficava cada um e o último, o Nordeste, é que lhe disse onde era a Torre do Corvo.
Ela lá foi e quando todos os corvos estavam na torre ela entrou e apanhou o maior que se transformou no príncipe e eles casaram e viveram felizes para sempre.
Reconto de,
Miguel Quintas
Leonor Oliveira
O Príncipe com cabeça de cavalo
Era uma vez um rei e ma rainha que estavam muito tristes porque eles queriam um filho. A rainha foi passear pelos jardins do castelo onde encontrou uma velha que lhe disse que ia ter um filho quando passasse nove meses, mas a velha também disse à rainha que o seu filho era um príncipe com cabeça de cavalo.
Passados nove meses o príncipe com cabeça de cavalo nasceu.
Passados anos o rei e a rainha decidiram que o príncipe com cabeça de cavalo já tinha idade suficiente para casar, mas ninguém se ofereceu para casar com o príncipe com cabeça de cavalo, ninguém queria a não ser uma menina mal vestida.
O príncipe foi pedir à pobre menina que não dissesse a ninguém que ele era o seu príncipe. Mas a pobre menina disse às suas irmãs que aquele príncipe que estava sempre a olhar para ela era o seu príncipe.
O príncipe com cabeça de cavalo transformou-se em corvo e disse à pobre menina que se o queria encontrar só o encontrava na Torre do Corvo.
A menina pobre abalou à descoberta da Torre o Corvo mas só que a menina tinha que levar umas botas de ferro. E a menina pobre encomendou umas botas de ferro e lá foi ela.
A caminho da Torre do Corvo a menina encontrou três cabanas onde viviam velhas com filhos maus e grandes. Na última cabana, tal como nas outras duas, a menina disse à velha que perguntasse ao seu filho mau e gigante se ele sabia onde ficava a Torre do Corvo. Só nesta última cabana é que a menina soube que a Torre do Corvo era um pouco longe.
A menina chegou à Torre do Corvo e deixou todos os corvos entrarem e foi ao pé do corvo mais alto e pegou nele e esse corvo mais alto era o príncipe com cabeça de cavalo e o corvo transformou-se num lindo príncipe com cabeça de pessoa.
Reconto de,
João Silva
Vasco Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário